Visitas promovem troca de conhecimentos e experiências

Com a missão de fortalecer as parcerias existentes e fomentar novas cooperações, a presidente do Instituto Egon Schaden (IES), Tânia Welter, e a vice-presidente, Erica Schaden, realizaram visitas institucionais nos dias 8 e 9 de setembro. Elas estiveram no Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC), na Academia Catarinense de Letras (ACL) e na Biblioteca Pública de Santa Catarina, em Florianópolis, onde conheceram o trabalho realizado e, também, apresentaram projetos e ações do IES.

No dia 8 de setembro foi possível conhecer parte do acervo da Biblioteca do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC) e o interior do prédio que abriga a entidade, no centro de Florianópolis, a Casa José Boiteux. A referida biblioteca conta com obras raras produzidas, especialmente sobre temas catarinenses.

No mesmo dia, a dupla foi recepcionada pelo presidente Salomão Ribas Júnior na Academia Catarinense de Letras, que promoveu um rico diálogo sobre as atividades das entidades, e se colocou à disposição para encaminhar dossiê do IES ao colegiado.

No dia seguinte, Tânia e Erica foram recepcionadas na sede da Biblioteca Pública de Santa Catarina pela administradora Cleonisse Inês Schmitt, pelo bibliotecário Alzemi Machado (Setor Hemeroteca) e pela bibliotecária Helen Moro de Luca (Setor Santa Catarina). Neste momento foi possível apresentar um breve histórico do IES desde sua fundação em 2014, além das atividades realizadas em 2013 em torno do centenário de nascimento do ilustre antropólogo catarinense, Egon Schaden. Foi possível também conhecer o rico acervo da Hemeroteca da Biblioteca Pública e o sistema da Hemeroteca Digital Catarinense, que possui acervo documental de publicações periódicas, em especial jornais editados e publicados em Santa Catarina a partir do século XIX. A partir deste diálogo, surgiram ideias de parcerias e projetos futuros entre as duas instituições.

 

 

Acima, a vice-presidente, Erica Schaden, na Biblioteca do IHGSC

 

 

Imagens colhidas na Academia Catarinense de Letras

 

Na visita à Biblioteca Pública de Santa Catarina, na capital

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*