SÃO BONIFÁCIO RECEBE O PESQUISADOR E ESPERANTISTA MIGUEL BENTO

No dia 14 de março de 2024 recebemos em São Bonifácio o Sr. Miguel Bento, 1º secretário da Associação Gaúcha de Esperanto (GEA), presidente da Organização da Juventude Esperantista Brasileira (BEJO) e assistente administrativo da Associação Universal de Esperanto (UEA), entidade fundada em 1908, com sede em Roterdã, sendo a maior organização internacional de esperanto, com membros em 130 países e territórios.


Miguel Bento é falante de esperanto e ido e pesquisa a respeito da história das línguas planejadas, em especial destas últimas e do volapük. Miguel relatou que, ao procurar informações a respeito de Francisco Schaden, um estudioso e divulgador destas línguas no Brasil, ficou sabendo da existência do Instituto Egon Schaden e passou a acompanhar as atividades da entidade nas redes sociais. Desde então, surgiu o desejo de visitar o acervo do IES e do Museu Histórico Prof. Francisco Serafim Guilherme Schaden para conhecer e estudar os materiais relativos as línguas planejadas.
A presidente do IES, Tânia Welter, acompanhou o pesquisador até o destino. Em São Bonifácio, a comitiva foi recebida pelo prefeito em exercício, Sr. Saulo Buss, pela vereadora Sra. Joanice Nádia Schauffler Stock e pela servidora pública municipal e integrante da diretoria do IES, Rosane Schaden Preuss.


Nesta ocasião, a presidente do IES entregou ao prefeito Saulo, um exemplar autografado do livro “Território e Sociabilidade – População, memória e fronteiras”. O livro, organizado por Pedro Martins, Carmen Garcez e Douglas Ladik Antunes, foi publicado em 2022 pela Editora do IES. Este é o segundo livro publicado pela editora e apresenta uma pequena amostra da produção científica de integrantes do Grupo de Pesquisa Práticas Interdisciplinares em Sociabilidades e Territórios (PEST) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC.


O pesquisador Miguel Bento teve acesso ao acervo museológico e arquivístico do Museu Francisco Schaden e realizou uma breve visita ao Arquivo Egon Schaden. O Museu possui farta documentação e dados originais sobre a história destas línguas planejadas, inclusive os documentos do Círculo Esperantista Verda Stelo, criado e dirigido por Francisco Schaden em São Bonifácio, e um exemplar do inédito artigo “Apontamentos sobre a História do Esperanto em Santa Catarina”.

Miguel nos enviou seu depoimento sobre a visita: “Um dos muitos interesses de Francisco Schaden foram as línguas planejadas. Ele se dedicou não apenas ao seu aprendizado, mas também à sua divulgação e utilização, bem como ao estudo de sua história. Essa intensa atividade levou à formação de um vasto acervo de livros, periódicos, manuscritos, entre outros, a respeito do assunto. Pude constatar que parte desse material continua preservado em São Bonifácio, em especial as correspondências trocadas por Francisco nessas línguas. Trata-se de um acervo importantíssimo que contém informações históricas únicas, ao mesmo tempo pertinentes à história das próprias línguas planejadas, da cidade de São Bonifácio, de Francisco Schaden e de seus correspondentes espalhados pelo mundo. Espero no futuro poder fazer novas visitas a São Bonifácio e colaborar na organização e na catalogação desse rico material, bem como no seu estudo e divulgação. Muito obrigado a todos os que possibilitaram essa minha primeira visita!”.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*