Entusiasmados com mais uma conquista, o Instituto Egon Schaden comunica que o Arquivo Egon Schaden foi reconhecido pelo Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) como de Interesse Público e Social. O reconhecimento ocorreu durante reunião extraordinária ocorrida no dia 25 de outubro de 2023. Após ser submetido à votação, o parecer foi aprovado por unanimidade, sendo favorável à declaração de interesse público e social do acervo. Na mesma oportunidade foi possível compartilhar experiências e estreitar relações com integrantes de outras instituições que fazem parte do Sistema Nacional de Arquivos (Sinar).
Sob guarda do Instituto Egon Schaden (IES), o acervo do fundador da Revista de Antropologia, o professor Egon Schaden, inclui valorosa coleção de obras e documentos etnográficos, principalmente relacionado a cultura indígena. Seus trabalhos foram de grande importância e influência para os estudos e pesquisas antropológicas no país e no mundo, deixando seu legado para as gerações futuras.
Tânia Welter, presidenta do IES destacou a relevância do acervo e a importância da declaração de interesse público e social para a instituição. Essa aprovação é mais um passo importante para o IES, pois agora é também reconhecido como Entidade Custodiadora de Acervo Arquivístico do Conarq.
Acesse o site do Conselho Nacional de Arquivos para mais informações sobre o IES como entidade custodiadora de acervo arquivístico cadastrada: https://www.gov.br/conarq/pt-br/servicos-1/consulta-as-entidades-custodiadoras-de-acervos-arquivisticos-cadastradas/entidades-custodiadoras-no-estado-de-santa-catarina/instituto-egon-schaden
Conheça também as entidades custodiadora no Estado de Santa Catarina: https://www.gov.br/conarq/pt-br/servicos-1/consulta-as-entidades-custodiadoras-de-acervos-arquivisticos-cadastradas/entidades-custodiadoras-no-estado-de-santa-catarina
Para saber mais, acesse o link do Informativo Conarq em ação, Edição 4, Nov/2023 – https://www.gov.br/conarq