No início de dezembro de 2024 noticiamos a respeito da finalização de dois projetos cujo objeto era a construção de duas etapas do Centro Cultural Egon Schaden na cidade de São Bonifácio, terra natal de Egon Schaden. Com recursos próprios, recursos privados captados através do Programa Nacional de Cultura (PRONAC 204631) e recursos da emenda parlamentar federal destinada pelo Senador Esperidião (TR 1326/2023), foi possível construir a primeira e segunda etapa deste importante equipamento cultural, que possui 368,6m² de área construída, distribuída em dois pisos.
Comunicamos com alegria que, no último dia útil de 2024, foram liberados os recursos da emenda parlamentar federal destinada pela deputada Ângela Amin (TR 2729/2024) para a construção da terceira etapa do Centro Cultural Egon Schaden.
O Instituto Egon Schaden comemora também a aprovação de dois projetos pelo Programa Nacional de Cultura, realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal do Brasil, para captação de recursos privados utilizando incentivos fiscais previstos na Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O primeiro projeto aprovado, FRANCISCO SCHADEN – OBRA COMPLETA (Pronac 2413158), objetiva publicar um livro com o mais importante da produção científica do professor e antropólogo amador Francisco Schaden, pai de Egon Schaden.
O segundo projeto, ARQUIVO EGON SCHADEN (Pronac 2413321), objetiva realizar o processamento técnico (classificação, indexação e catalogação) de três mil obras que compõem o Arquivo Egon Schaden, na cidade de São Bonifácio/SC, como passo fundamental para salvaguarda e acesso público deste importante patrimônio material tombado e com reconhecido valor histórico-social. O referido arquivo é composto por 22 mil obras raras e documentos de valor inestimável para a ciência brasileira e internacional.
Em breve divulgaremos as campanhas de captação de recursos dos projetos aprovados pelo Ministério da Cultura.