Na noite de 31 de março foi realizado o lançamento do livro TERRITÓRIO & SOCIABILIDADE – População, memória e fronteiras (2022), na Biblioteca da Escola de Educação Básica José Clemente Pereira, em José Boiteux. “Foi um momento ímpar de comemoração e confraternização”, comemorou a presidente do Instituto Egon Schaden (IES), Tânia Welter.
O livro foi apresentado pelo diretor científico do IES Pedro Martins, um dos organizadores da publicação. A produção foi uma parceria entre a Editora do Instituto Egon Schaden e o Grupo de Pesquisa Práticas Interdisciplinares em Sociabilidades e Territórios (PEST) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Esta é a terceira coletânea publicada pelo PEST e reúne a produção científica desenvolvida por 16 pesquisadores e pesquisadoras no cotidiano da prática acadêmica de ensino, pesquisa e extensão.
O evento contou com a participação do diretor da escola, Diego Talles Pavanelo, que destacou a importância do evento ser realizado no município de José Boiteux. Tânia Welter também falou, agradecendo a presença da comunidade e das autoridades e apresentando informações sobre o Instituto e sobre o professor Egon Schaden.
Marcia Fusinato Barbosa Athayde apresentou o conteúdo do artigo “Barragem Norte e suas influências socioespaciais no município de José Boiteux (SC): um olhar sobre as comunidades atingidas”, escrito em parceria com Pedro Martins. O texto relata as dores causadas à população atingida pela construção da barragem, o ressentimento e as esperanças que perduram apesar de já terem decorridos 50 anos desde o início das obras. Marcia afirmou que, “Mais do que comemorações, este foi um momento rico de compartilhamento dos resultados da pesquisa com a população local; estou feliz e agradecida pela presença de representantes das três comunidades que participaram da pesquisa”. Da Comunidade Barra Dollmann esteve presente Marina Divigili; da Comunidade Cafuza, Marino de Jesus, Veronica Cipriani e Elivelto de Jesus; e da Terra Indígena Laklãnõ/Xokleng os estudantes Gleiciane Vaikome Kãm-Rem, Iago Kahe Pripra Kãm-Rem e Werica Mayre Kavan Pripra dos Santos.
Participaram do lançamento do livro: a Secretária de Educação do Município de José Boiteux, Cristiane dos Santos; a vereadora de José Boiteux, Marilia Bertelli; o vereador Jardel Possamai; a representante da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e presidente do Centro de Motivação Ecológica e Alternativas Rurais (CEMEAR), Ana Maria Vendrami; o coordenador do Sindicato da Agricultura Familiar de José Boiteux, Geraldo Vendrami; a professora Irene Maria Fusinato e o servidor público Luís Carlos Barbosa Athayde.
O evento contou com a presença de 16 estudantes do segundo ano do Ensino Médio da EEB José Clemente Pereira e do professor do Sociologia e Filosofia, Lucas Cachoeira.
A versão e-book pode ser baixada AQUI.
Fotos: Tânia Welter, Marina Divigili e Luís Carlos Barbosa Athayde