Foi realizada no dia 15 de abril de 2024, a primeira edição do projeto Diálogos sobre Egon Schaden de 2024. De forma semelhante às edições anteriores, o evento foi realizado ao vivo e ficou gravado no canal do Instituto Egon Schaden no youtube, onde pode ser acessado: https://www.youtube.com/@InstitutoEgonSchaden
Esta edição recebeu o pesquisador e esperantista Miguel Bento e dialogou sobre aspectos históricos das línguas planejadas esperanto, ido e volapük e a contribuição de Francisco Schaden no seu estudo e divulgação. Miguel Bento é 1º secretário da Associação Gaúcha de Esperanto (GEA), presidente da Organização da Juventude Esperantista Brasileira (BEJO) e assistente administrativo da Associação Universal de Esperanto (UEA), entidade fundada em 1908, com sede em Roterdã, sendo a maior organização internacional de esperanto, com membros em 130 países e territórios.
O projeto Diálogos sobre Egon Schaden foi criado em 2021 pelo Instituto Egon Schaden (IES) com objetivo de discutir e compartilhar informações sobre temas importantes para o IES como as trajetórias de Egon e Francisco Schaden, imigração, colonização e patrimônio cultural. Em 2021 e 2022 foram realizadas quatorze edições temáticas com a participação de pessoas convidadas. Todas as edições estão gravadas e disponíveis no canal do IES no youtube. O projeto é coordenado por Tânia Welter e Pedro Martins.
1ª EDIÇÃO DO PROJETO DIÁLOGOS SOBRE EGON SCHADEN 2024
Segunda, 15 de abril de 2024, das 19 horas às 20:00
Coordenação: Tânia Welter
Mediação: Pedro Martins
Apoio: Aline Martins Hoepers
Arte e divulgação: Tânia Welter
Transmissão: https://www.youtube.com/@InstitutoEgonSchaden
Tema: Aspectos Históricos das línguas planejadas Esperanto, Ido e Volapük e a contribuição de Francisco Schaden