O Instituto Egon Schaden realizou o workshop “Egon Schaden: Trajetória, Memória e Patrimônio Cultural” como contrapartida social do projeto “Centro Cultural Egon Schaden”. O referido projeto foi financiado com recursos privados captados através do Programa Nacional de Cultura (PRONAC 204631) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal – União e Reconstrução.
O workshop foi realizado no dia 7 de maio de 2024, com objetivo de dialogar sobre o patrimônio cultural de São Bonifácio, em destaque, sobre a trajetória pessoal e profissional do professor Egon Schaden, pioneiro da Antropologia no Brasil. A formação foi realizada por Tânia Welter (presidente do IES) e Pedro Martins (diretor científico do IES) e contou com a presença de mais 36 pessoas: Rosane Schaden Preuss (1º Tesoureira do IES), 23 estudantes do Ensino Médio (7 do primeiro ano, 8 do segundo e 8 do terceiro), da diretora Márcia Dircksen Schneider, da auxiliar da direção Karin Philippi e 10 professores e professoras da Escola de Educação Básica São Tarcísio, de São Bonifácio, Santa Catarina.
O Workshop abordou: 1. Patrimônio cultural; 2. Patrimônio Cultural de São Bonifácio;
3. Egon Schaden: trajetória, memória e patrimônio cultural – Trajetória pessoal – Trajetória profissional no Brasil e exterior – Arquivos Egon Schaden (1913-1991): trajetória antropológica e cooperação internacional. Além dos conteúdos teóricos, o grupo assistiu e dialogou sobre o documentário “Egon Schaden aos cem anos” (Plural Filmes, 2013). Além da escola, cada participante recebeu um exemplar do livro “TERRITÓRIO & SOCIABILIDADE – População, memória e fronteiras”, produzido e lançado em 2022 pela Editora do IES e um exemplar do DVD “Cem anos de Egon Schaden”, publicado pela editora em 2018.
Registros de Tânia Welter, Rosane Schaden Preuss e Nereida Zacanini durante a realização do workshop.
Para a diretora Márcia da EEB São Tarcísio, “esse encontro foi muito valioso para nós, uma vez que somos da mesma cidade onde nasceu o pioneiro em antropologia. Percebemos o quão pouco sabíamos a respeito da vida e obra de Egon Schaden, reconhecido internacionalmente. Isto nos fez refletir sobre a importância da divulgação e valorização da cultura de São Bonifácio.”
Esta foi mais uma ação formativa realizada pelo Instituto Egon Schaden como medida de democratização do acesso ao conhecimento produzido. Além disto, foi uma ação importante de parceria entre o IES e a comunidade escolar da Rede Estadual de Ensino São Bonifácio.
Para Pedro Martins, “o diálogo com a comunidade local foi muito vibrante e estimulante apontando um caminho para uma maior integração, no futuro, entre a comunidade e o Instituto.”