Neste dia 4 de julho o Instituto Egon Schaden completa 10 anos de sua fundação. O IES foi fundado em 2014, um ano após o centenário de nascimento do professor e antropólogo Egon Schaden. Durante as comemorações do Centenário de Egon Schaden, que culminaram no Seminário 100 anos de Egon Schaden, realizado na cidade de São Bonifácio, muitas proposições foram feitas no sentido de honrar a trajetória do antropólogo catarinense e preservar o seu legado. Dentre as propostas, destacou-se a possibilidade de criação de uma instituição destinada a este fim e, assim, um ano depois, concretizou-se a criação do Instituto em 04 de julho de 2014 – data comemorativa dos 101 anos de nascimento de Egon Schaden.
Nestes primeiros 10 anos de existência do Instituto, um grande número de ações foram desenvolvidas pelas sucessivas diretorias com apoio dos associados e associadas. Estas ações estão relativamente bem documentadas e não cabe detalhá-las aqui, a não ser o fato de destaque representado pelo andamento das obras físicas da sede própria do Instituto. A conclusão desta obra consolidará a presença do Instituto em São Bonifácio e abrirá, sem dúvida, um novo capítulo de sua história.
Na passagem do décimo aniversário da fundação do IES cabe parabenizar a todas as pessoas que, de alguma forma, estiveram presentes no processo tornando-se autoras da história de sucesso do Instituto Egon Schaden.