No dia 30 de novembro de 2024 foram finalizados dois projetos. O primeiro, intitulado “Centro Cultural Egon Schaden”, objetivava construir na cidade de São Bonifácio o primeiro andar deste equipamento cultural comunitário, com recursos privados captados através do Programa Nacional de Cultura (PRONAC 204631). O segundo projeto, intitulado “Segunda etapa da sede do Instituto Egon Schaden”, objetivava construir a segunda etapa desta obra, com recursos da emenda parlamentar federal destinada pelo Senador Esperidião Amin (TR 1326/2023).
Como afirmamos anteriormente, a construção da sede do Instituto Egon Schaden contou também com recursos próprios do instituto, especialmente com recursos do Prêmio de Reconhecimento por Trajetória Cultural Aldir Blanc SC, categoria Patrimônio e Paisagem Cultural, que o IES recebeu da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em 2020, com recursos da Lei Aldir Blanc.
Com recursos próprios do IES, recursos do PRONAC n.204631 e recursos de emenda parlamentar federal (TR 1326.2023) foi possível construir diversas etapas deste importante equipamento cultural, que possui 368,6m² de área construída, distribuída em dois pisos.
No primeiro piso, foi construído um auditório multiuso com capacidade para até 70 pessoas (72 m2), com objetivo de realizar pequenos eventos em diversas modalidades culturais, como audiovisual, artes cênicas, exposições e música. Foram construídas também uma cozinha e uma área de serviço (16,2 m2), dois banheiros PCD (3,3 m2 e 3,2 m2), dois espaços com 43,2 m2 para realização de atividades e eventos culturais, como oficinas, mostras, palestras e capacitações, além das áreas de circulação internas (25,3 m2).
Além da estrutura e da alvenaria externa do piso superior, foi construída a cobertura com telha cerâmica, instaladas as calhas, as caixas de água, as esquadrias de alumínio e o sistema elétrico dos pisos térreo e superior. Foram construídos também as rampas de acesso ao prédio (25,3 m2) e a saída de emergência (17,8 m2).
O segundo piso será destinado principalmente a realizar atividades administrativas do IES e ações para salvaguarda do Arquivo Egon Schaden, patrimônio material de reconhecido valor histórico, social e cultural (Lei municipal n. 1.508/2020), tombado pela Fundação Catarinense de Cultura (2022) e reconhecido pelo CONARQ (2023) como Acervo de Interesse Público e Social.
O Centro Cultural Egon Schaden está sendo construído de acordo com a Norma NBR 9050/ABNT, de 2004, que considera “acessível” o espaço, edificação, mobiliário, equipamento urbano ou elemento que possa ser alcançado, acionado, utilizado e vivenciado por qualquer pessoa, inclusive aquelas com mobilidade reduzida. Faz parte do projeto arquitetônico elementos como: rampas de acesso, banheiros adaptados, espaços aptos a circulação de cadeirantes, vagas de estacionamento para deficientes e idosos, sinalização e circulação adequada para pessoas com deficiência física, visual e/ou intelectual.
A diretoria do Instituto Egon Schaden agradece ao povo brasileiro e a todas as pessoas e entidades (públicas e privadas) que destinaram recursos para a construção da primeira e segunda etapas do Centro Cultural Egon Schaden, importante equipamento cultural para a cidade de São Bonifácio, terra natal de Egon Schaden. Agradece também a todos os profissionais que atuaram nesta obra.
A finalização e inauguração do espaço está prevista para o primeiro semestre de 2025.