EVENTOS

EVENTOS REALIZADOS

Dia 03 de julho de 2019

Mini Auditório do CFH

O professor Egon Schaden nasceu no dia 04 de julho de 1913 em São Bonifácio. Para comemorar seu aniversário, a presidenta do Instituto Egon Schaden, Tânia Welter, apresentou um pouco sobre a vida deste importante antropólogo brasileiro no seminário “Outros Olhares sobre a História da Antropologia” realizado pelo Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento foi realizado no dia 3 de julho de 2019, no miniauditório do CFH.

Dia 15 de setembro de 2018

 

Lançamento da Editora do IES – Edições do Instituto Egon Schaden

Assembleia Geral 2018 do IES

Lançamento do primeiro livro: “Encantado no meio do Povo: discursos sobre o Profeta São João Maria em Santa Catarina” (Tânia Welter).

Lançamento do DVD “Egon Schaden: uma trajetória Antropológica”,  organizado pela associada Tânia Welter e pelo associado Pedro Martins, design gráfico e autoração de Ana Carla Machado.

Foto: Rosane Schaden Preuss.

Eleição da nova diretoria executiva, conselho fiscal e conselho científico para o biênio 2018-2020.





Foto: Tânia Welter

DIRETORIA EXECUTIVA                                         CONSELHO FISCAL

Presidenta – Tânia Welter                                     Dayane da Silva Preuss
Vice Presidenta – Érica Schaden                         Egidio Moenster
1ª Secretária – Bianca Mara Souza                     Egon Luis Schaden
2ª Secretária – Verena Maria Buss                      Gileno Schaden Marcelino
1ª Tesoureira – Rosane Schaden Preuss            José Giovani Farias
2ª Tesoureira – Cirley Haweroth Schaden          Marina Schaden Couto
Diretor Científico – Pedro Martins                       Ricardo de Souza Carvalho                                                                                               Toni Vidal Jochen

CONSELHO CIENTÍFICO

João Baptista Borges Pereira
José Giovani Farias
Maria Dorothéa Post Darella
Miriam Pillar Grossi
Pedro Martins
Tânia Welter
Toni Vidal Jochen

Dia 16 de julho de 2018

 

Foi realizada na Universidade Federal de Santa Catarina a IV Reunião Científica do Instituto Egon Schaden e o Painel Fechado do 18º Congresso Mundial da IUAES com o tema: “Arquivos Egon Schaden (1913-1991): trajetória antropológica e cooperação internacional“. Os eventos contaram com os/as seguintes conferecistas: Roque de Barros Laraia (Universidade de Brasília, Brasil), Pedro Martins (UDESC, Brasil), Birgit Mona Suhrbier (Weltkulturen Museum, Frankfurt, Alemanha) e Tânia Welter (IES, Brasil).

Registro da IV Reunião Científica do Instituto Egon Schaden | Painel Fechado do 18º Congresso Mundial da IUAES | dia 16 de julho de 2018.
Registro da IV Reunião Científica do Instituto Egon Schaden | Painel Fechado do 18º Congresso Mundial da IUAES | dia 16 de julho de 2018.

Dia 15 de julho de 2018

 

Foi realizada no dia 15 de julho de 2018 a experiência antropológica “São Bonifácio, terra de Egon Schaden”.

Participaram desta atividade 31 congressistas do 18th IUAES World Congress, residentes em 14 países. Estas pessoas tiveram a oportunidade de conhecer o legado de Egon Schaden (em destaque a visita ao Instituto Egon Schaden e ao Museu Prof. Francisco Schaden); aspectos patrimoniais e culturais da colonização alemã como arquitetura enxaimel, artesanato e gastronomia; paisagens naturais do município que recebeu o título de “Capital Catarinense das Cachoeiras”; dialogar com a população local e com produtoras de agricultura orgânica. A atividade teve duração de 11 horas (das 8 as 19 horas)​, foi coordenada por Tânia Welter e Rosane Schaden Preuss e teve apoio da diretoria do IES e da Secretaria de Cultura e Turismo do município de São Bonifácio. 

Registro da Experiência Antropológica “São Bonifácio, terra de Egon Schaden”, realizada no dia 15 de julho de 2018 em São Bonifácio

Realizada em São Bonifácio a Experiência Antropológica “São Bonifácio, terra de Egon Schaden” como parte do 18th IUAES World Congress. Esta atividade foi coordenada por Tânia Welter e Rosane Schaden Preuss, com a participação de 31 pessoas participantes do congresso, residentes em 14 países.

Estas pessoas tiveram a oportunidade de conhecer o legado de Egon Schaden (em destaque a visita ao Instituto e Arquivo Egon Schaden e ao Museu Prof. Francisco Schaden); aspectos patrimoniais e culturais da colonização alemã como arquitetura enxaimel, artesanato e gastronomia; paisagens naturais do município que recebeu o título de “Capital Catarinense das Cachoeiras”; dialogar com a população local e com produtoras de agricultura orgânica.

Dia 13 de julho de 2018

 

Realizado na Universidade de São Paulo (USP/São Paulo) o pré-evento do 18º Congresso Mundial da IUAES intitulado “Egon Schaden na Antropologia do Brasil e Alemanha” com a coordenação de Tânia Welter (IES) e Pedro Martins (UDESC/IES). Este evento foi realizado na universidade que acolheu a primeira cadeira de Antropologia da Comunicação no Brasil implantada pelo professor Egon Schaden após ter atuado como professor visitante, estabelecido redes de cooperação e ter dialogado com diversas universidades da Alemanha.

O evento reuniu seu sucessor e último orientando, professor João Baptista Borges Pereira (professor-emérito da Universidade de São Paulo), sua colaboradora, professora Renate Viertler (professora da Universidade de São Paulo) e a antropóloga Birgit Mona Suhrbier, (ex-orientanda do ex-aluno do professor Schaden na Alemanha, Mark Münzel), articulada através da pesquisa realizada por Pedro Martins e Tânia Welter. Birgt é curadora do Weltkulturen Museum (Frankfurt am Main, Alemanha), que abriga a coleção de desenhos da população Guarani (Brasil) doada pelo professor Egon Schaden.

Registros do pré-evento do 18º Congresso Mundial da IUAES intitulado “Egon Schaden na Antropologia do Brasil e Alemanha” realizado no dia 13 de julho de 2018 na Universidade de São Paulo (USP/São Paulo). Fotos: Gennaro Fattori. Arquivo Instituto Egon Schaden.

 


Matéria sobre evento: https://jornal.usp.br/cultura/vida-e-obra-de-egon-schaden-sao-lembradas-na-usp/

Pré-Evento do 18th IUAES World Congress: “Egon Schaden na Antropologia do Brasil e Alemanha” com a presença de João Baptista Borges Pereira (professor-emérito da Universidade de São Paulo), Renate Brigitte Viertler (professora da Universidade de São Paulo) e Birgit Suhrbier (curadora do Weltkulturen Museum, Alemanha).

Coordenação: Pedro Martins (professor da UDESC).

Debatedora: Tânia Welter (secretária do Instituto Egon Schaden – IES).

Local: Sala 8, FFLCH-USP, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Prédio de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade de São Paulo, Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 – Cidade Universitária, São Paulo – SP.

Dia 16 de setembro de 2017

 

Realização da III Reunião Científica do Instituto Egon Schaden e da Assembleia 2017 – IES, em São Bonifácio, Santa Catarina.

A III Reunião Científica do IES foi realizada no dia 16 de setembro de 2017 no Centro Temático da Terra em São Bonifácio, com o tema: “Egon Schaden como pai e professor“. A reunião foi coordenada pelo diretor científico Pedro Martins (UDESC) e contou com as presenças das filhas Marina Schaden Couto e Érica Schaden. Como o professor João Baptista Borges Pereira (professor-emérito da Universidade de São Paulo) e o filho do professor Egon Schaden, Reimar Schaden, não conseguiram comparecer, foram exibidas suas entrevistas feitas em 2013 durante o evento o Seminário Cem Anos de Egon Schaden.

 

Realização da III Reunião Científica do Instituto Egon Schaden e da Assembleia 2017 – IES, em São Bonifácio, Santa Catarina.

Realização da III Reunião Científica do Instituto Egon Schaden e da Assembleia 2017 – IES, em São Bonifácio, Santa Catarina.

Dia 31 de agosto de 2017

 

Café Antropológico com  exibição e debate dos documentários: “Egon, meu irmão” (NAVI, 2010) e “Egon Schaden aos Cem anos” (Plural Filmes, 2013).

Foi realizada também a mesa redonda “Egon Schaden e a presença da Antropologia brasileira na Alemanha” onde foram apresentados resultados da pesquisa realizada na Alemanha por Tânia Welter (UFSC) e Pedro Martins (UDESC). As atividades foram coordenadas pela professora Miriam Pillar Grossi (UFSC) e temas debatidos pelo professor Oscar Calavia Sáez (UFSC). O evento, gratuito e aberto à comunidade, foi realizado no auditório do Bloco Amarelo do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). O evento foi organizado pelo Núcleo de Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem (NAVI), Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) e Núcleo de Pesquisa em Práticas Sociais (NUPRA), em parceria com o Instituto Egon Schaden (IES).

Realizado o Café (Psico) Antropológico com exibição e debate dos documentários: “Egon, meu irmão” (NAVI/2010) e “Egon Schaden aos Cem anos” (Plural Filmes, 2013). A programação também incluiu a mesa-redonda “Egon Schaden e a presença da Antropologia brasileira na Alemanha”, que apresentou os resultados da pesquisa realizada na Alemanha por Tânia Welter (UFSC) e Pedro Martins (UDESC). As atividades foram coordenadas pela professora Miriam Pillar Grossi (UFSC) e debatidas pelo professor Oscar Calavia Sáez (UFSC). O evento, gratuito e aberto à comunidade, foi realizado no auditório do Bloco Amarelo do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). 

Matéria sobre o evento: https://noticias.ufsc.br/tags/egon-schaden/

Dia 10 de setembro de 2016

 

A II Reunião Científica do Instituto Egon Schaden, realizada em 10 de setembro de 2016 em São Bonifácio, consistiu na mesa redonda sobre o tema “Egon Schaden e a cooperação científica com a Alemanha no Pós-Guerra (1952-1972)” apresentado em forma de conferência por Pedro Martins (UDESC) e Tânia Welter (UFSC) com a coordenação e moderação de Maria Dorothéa Post Darella (UFSC).

Realização da II Reunião Científica do Instituto Egon Schaden e da Assembleia 2016 – IES, em São Bonifácio, Santa Catarina. 

Dia 24 de maio de 2016

 

Realizada a conferência “Uma trajetória em muitos arquivos: vestígios de Egon Schaden na Alemanha e no Brasil” de Pedro Martins (UDESC/IES, Brasil) e Tânia Welter (UFSC/IES, Brasil) na Universidade Livre de Berlin (Freie Universität Berlin, Alemanha) durante o Forschungskolloquium zur Geschichte Lateinamerikas, coordenado pelo Prof. Dr. Stefan Rinke.

Dia 4 de julho de 2015

 

A primeira reunião científica do IES foi realizada em julho de 2015 com o tema “Instituto Egon Schaden: perspectivas científicas” em São Bonifácio e contou a participação da professora Ellen Fensterseifer Woortmann (UNB), Rosane Schaden Preuss (PMSB/IES), Gileno Schaden Marcelino (IES), Verena Maria Buss (EEB São Tarcísio/IES) e Tânia Welter (UFSC/IES).

Realização da I Reunião Científica do Instituto Egon Schaden em São Bonifácio, Santa Catarina.

Dia 05 de agosto de 2014

 

Simpósio Especial “A diferença e o sentido revolucionário – Homenagem aos antropólogos Luiz de Castro Faria, Renê Ribeiro, Gioconda Mussolini e Egon Schaden”, coordenado por Renato Monteiro Athias e Roque de Barros Laraia (UNB) com a participação de Pedro Martins, realizado durante a 29° Reunião Brasileira de Antropologia na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, agosto de 2014:

Acesse o conteúdo: aqui 

Dia 25 e 26 de julho de 2013

SEMINÁRIO “CEM ANOS DE EGON SCHADEN”

 

Realização do Seminário Cem Anos de Egon Schaden na terra natal de Egon Schaden, cidade de São Bonifácio

Mesa Redonda: ENCONTRO DE CULTURAS – IMIGRANTES ALEMÃES E POPULAÇÃO INDÍGENA NA ENCOSTA DA SERRA GERAL

Coordenação e Mediação: Maria Dorothéa Post Darella (antropóloga e integrante do corpo docente da Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica-UFSC)

  1. Bartomeu Meliá s.j. (padre Jesuíta e linguista espanhol radicado no Paraguai),
  2. Toni Vidal Jochem (historiador nativo da Encosta da Serra Geral especializado em imigração alemã)

(Acesse o conteúdo: aqui)

Mesa Redonda: EGON SCHADEN – VIDA, OBRA E MEMÓRIA (Acesse o conteúdo: aqui)

Coordenação e Mediação: Carmem Sílvia Moraes Rial (antropóloga e presidente da Associação Brasileira de Antropologia/ABA, mandato 2013-2014 – coordenadora da mesa).

  1. Antônio Cândido (crítico literário, sociólogo e grande amigo de Egon Schaden – participou à distância com o recurso de depoimento gravado em São Paulo pelos organizadores do evento)

  2. João Baptista Borges Pereira (antropólogo e professor emérito da Universidade de São Paulo) 

  1. Roque de Barros Laraia (antropólogo e professor emérito da Universidade de Brasília)

  2. Julio Cézar Melatti (antropólogo e professor emérito da Universidade de Brasília).

Dia 25  julho de 2013

Lançamento da Comenda São Bonifacence Egon Francisco Willibald Schaden, criada pela Câmara de Vereadores de São Bonifácio.

Dia 4  julho de 2013

Dia 04 de julho de 2013 foi realizada Sessão Especial da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina em homenagem ao centenário de nascimento do antropólogo catarinense Egon Schaden. Foi um momento emocionante de homenagem e de reconhecimento do legado deste ilustre catarinense com projeção internacional com a presença de autoridades, familiares, colegas, amigos e amigas do professor Egon Schaden.

Matéria sobre o evento: www.youtube.com/watch?v=W5894jPDEm8&t=1s

Sessão completa: https://www.youtube.com/watch?v=viQGLWUgVu0&t=14s

Sessão Especial da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina

Dia 15 outubro de 2010

 

Dia 15 de outubro de 2010 foi realizada a pré-exibição e debate do documentário “Egon, meu irmão” realizado em 2007 pelo Núcleo de Audiovisual (NAVI) e Núcleo de Estudos de Populações Indígenas (NEPI) da Universidade Federal de Santa Catarina. O evento foi realizado nas dependências da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).