Encontro reúne memórias de Henrique da Silva Fontes e Egon Schaden

A presidente do Instituto Egon Schaden (IES), Tânia Welter, se encontrou no dia 28 de outubro de 2022 com a gestora da Biblioteca Pública de Santa Catarina, Cleonisse Inês Schmitt, e descendentes do ilustre catarinense Henrique da Silva Fontes (1885-1966): seu neto, José Henrique Orofino da Luz Fontes, e sua bisneta, Ada Carolina Freitas Fontes. José Henrique e Ada Carolina foram designados, em vida, pela senhora Theresinha de Jesus da Luz Fontes, como curadores da Biblioteca do Sr. Henrique. Natural de Itajaí (SC), Henrique da Silva Fontes atuou como professor em diversas instituições de ensino do Brasil, foi gestor público e atuou em diversas áreas do direito como Juiz, Desembargador e Procurador. Possuía títulos de representante de diversas instituições culturais nacionais, além de ser o presidente perpétuo do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e da Academia Catarinense de Letras.

 

Em vida, o professor Henrique e o professor Egon Schaden eram interlocutores. Ao abrir o Arquivo Egon Schaden foi encontrado uma cópia da Lei de criação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Plano da Cidade Universitária de Santa Catarina de 1957. Junto com estes importantes documentos estava um cartão pessoal de Henrique da Silva Fontes, encarregado dos estudos da criação desta universidade.

 

Durante o encontro de outubro, Tânia fez um breve relato sobre a história do Instituto Egon Schaden, desde as comemorações do centenário de nascimento do professor Schaden em 2013, passando pela fundação do IES em 2014, até as principais atividades e projetos. Falou também sobre os desafios enfrentados e sobre os projetos futuros. A presidente entregou um exemplar das primeiras produções da editora do IES, o DVD “Egon Schaden: uma trajetória antropológica” e o livro “Território & Sociabilidade: População, Memória e Fronteiras”. Entregou também um exemplar do livro “São Bonifácio: 155 anos – Natureza, história e cultura”, que foi produzido pela Prefeitura Municipal de São Bonifácio.
Neste encontro, Tânia e Cleonisse tiveram oportunidade de conhecer a Biblioteca do Sr. Henrique da Silva Fontes e dialogar sobre a proposta de criação do Instituto Henrique da Silva Fontes.

 

 

Registros deste encontro (3): Cleonisse Inês Schmitt e Ada Carolina Freitas Fontes.885

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*