Parafraseando Raul Seixas, compositor da música “Prelúdio”, sonho que se sonha só, é só um sonho, mas sonho que se sonha junto, é realidade. No ano em que o Instituto Egon Schaden completa uma década de existência, vemos o sonho de ter uma sede própria se tornando realidade. A princípio, este foi um sonho sonhado por poucas pessoas e estas mobilizaram outras pessoas e instituições. Ou seja, o sonho de construir o Centro Cultural Egon Schaden em São Bonifácio, está se tornando realidade porque vem sendo sonhado por uma coletividade.
A sede do IES, denominada de Centro Cultural Egon Schaden, terá 368,6m² de área construída, distribuída em dois pisos. O primeiro piso abrigará um auditório multiuso para 70 pessoas e dois espaços culturais, além de outros equipamentos, com objetivo de realizar atividades acadêmicas e culturais envolvendo a comunidade local e externa. O segundo piso será destinado prioritariamente a abrigar, tratar, salvaguardar e possibilitar o acesso público ao Arquivo Egon Schaden, patrimônio material de reconhecido valor histórico, social e cultural (Lei municipal n. 1.508/2020), tombado pela Fundação Catarinense de Cultura (2022) e reconhecido pelo CONARQ (2023) como Acervo de Interesse Público e Social. Abaixo, a modelagem arquitetônica da obra, elaborada em 2023 pela engenheira Larissa Firmino de Lima.
O início das obras ocorreu em dezembro de 2020 com recursos do Prêmio de Reconhecimento por Trajetória Cultural Aldir Blanc Santa Catarina, categoria Patrimônio e Paisagem Cultural, realizado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) com recursos da Lei Aldir Blanc.
As obras foram retomadas em novembro de 2023 com recursos privados captados através do Programa Nacional de Cultura (PRONAC 204631) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal do Brasil. As obras contam também com recursos da emenda parlamentar federal destinada pelo Senador Esperidião Amin em 2022 e disponibilizadas em dezembro de 2023 (TR 035/2023).
Muitos profissionais foram mobilizados para tornar o sonho do IES realidade. Vamos mencionar os e as profissionais da engenharia que continuam comprometidos com o projeto. O projeto arquitetônico é de Rosivaldo Flausino com ajustes de Bruna Ramos. Os projetos complementares são de Larissa Firmino de Lima, Lucas Deeke da Silva e Felipe Dircksen Mello. Recentemente o engenheiro Danillo Sérgio Brandt se integrou ao projeto e tem atuado na gestão, execução e responsabilidade técnica da obra.
A diretoria executiva e os conselhos do IES agradecem a todas as pessoas que se somaram e torceram para que o sonho de construir a sede própria se tornasse realidade.